sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Campos de concentração na Coréia do Norte

A Coréia do Norte chama seus campos de concentração de Kwuan-Li So, ou “centros de reabilitação”, onde são levados todos os que são tidos como contraventores – os criminosos comuns, os opositores políticos, os cristãos e outros. Há cerca de 200 mil presos atualmente, e relatos mostram que 400 mil já foram mortos nesses campos por tortura, fome, doenças e execução.

Existem vários Kwuan-Li So, sendo o Campo 15 (Yodok ou Yoduk) o mais famoso, muitos “reabilitados” fogem para a Coréia do Sul depois de libertados contando os horrores que viveram. Já outros campos demonstram a crueldade para qual foram criados a partir da sua localização ou maneira como foram construídos. O Campo 16 fica ao lado de uma área de testes nucleares, com túneis de ligação entre as áreas de testes e do campo. O Campo 14 é para prisão perpétua, fica numa área de minério, onde os presos exercem trabalhos forçados. E, o Campo 22, um dos maiores com a estimativa de 50 mil detentos, é comparado com campos de extermínios nazistas de escala industrial como Auschwitz ou Buchenwald.

Todos os cristãos presos na Coréia do Norte são levados para qualquer um desses campos, recebendo tratamentos por vezes até mais cruéis apenas por causa de sua fé.

Ore para que Deus possa interferir nesses lugares, levando cura, consolo, liberdade e perseverança.