sábado, 5 de fevereiro de 2011

5º Dia – O Golpe de Estado de 1996

Uma tentativa de golpe de Estado na Coreia do Norte foi frustrada em 1996. Um grupo de militares, aproveitando a realização de exercícios no norte do país, iniciou um levante que marcharia para Pyongyang a fim de derrubar o regime do ditador Kim. Porém, devido ao rígido controle de informações internas nas forças armadas, o golpe foi descoberto, resultando na execução de 40 pessoas e a prisão de outras 300.

Hoje, as forças armadas tem mostrado sinais de descontentamento por parte de muitos oficiais, principalmente depois da última convocação de um grande contingente de jovens civis que tem experimentado as mesmas dificuldades que o restante da população experimenta, ou seja, um soldado tem vivido em condições precárias forçado a comer apenas grãos de milho e sopa salgada. Por isso, a probabilidade do planejamento de um novo golpe de Estado não é descartada.

Já que o acesso à informação externa é mais fácil nos meios militares, movimentos de democratização como os ocorridos na Tunísia e Egito podem se tornar modelos reais, que poderiam derrubar o principal alicerce que mantém o atual regime.

Ore para que Deus esteja despertando o desejo pela liberdade também entre as Forças Armadas.


Fonte:
Kim So Yeol –
Daily NK