sábado, 2 de abril de 2011

2º dia – Norte-coreanos vivendo sob radiação nuclear

O incidente nuclear no Japão aumentou o medo de que a radiação se espalhe em direção às Coreias. Contudo, despertou o questionamento de como está a segurança das usinas nucleares norte-coreanas. As principais instalações nucleares da Coreia do Norte estão localizadas no noroeste do país, onde existem duas usinas, uma construída em 1965 e outra em 1986. Uma terceira e maior usina está sendo construída também neste local.

A preocupação dos especialistas é quanto aos relatos dos desertores da região, que denunciam a precariedade da segurança nas usinas. É comum crianças nascerem deformadas, a ponto de haver uma crendice local de que as mulheres daquela região não devem ter filhos. Isso se deve ao armazenamento e processamento de urânio feitos de forma imprudente. Em pequena escala há vazamentos nos reatores e os resíduos são liberados de maneira totalmente irresponsável. Expondo a população a constante radiação.

A possibilidade de concretização da terceira usina é assustadora, se for levado em consideração que o sistema de segurança será como das outras duas.

Ore para que Deus desperte o povo norte-coreano em prol da liberdade e da qualidade de vida. Peça a Deus que interfira na questão nuclear na Coreia do Norte.

Fonte: DailyNK