quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Dia 5 – A decepção pode ser um começo na Coreia do Norte

Em uma série de reportagens feitas pelo jornal Daily NK, entre refugiados na China, constatou-se que a falta de esperança num futuro melhor e o descontentamento com o governo são os maiores sentimentos da população norte-coreana. Com a falência do atual plano econômico, o que resultou na execução do ministro da economia no ano passado, a vida se tornou pior e mais difícil ainda. Inúmeras fábricas tiveram que fechar suas portas e os seus operários foram forçados a trabalhar no campo, exclusivamente visando sobrevivência alimentar, isso mesmo continuando a morar nas cidades. O comércio local também parou e os únicos produtos comercializados são os que foram trazidos da China. Isso incentivou o contrabando de vários gêneros de produtos, que muitas vezes passam pela fiscalização através de subornos. O mais chocante, foi que o consumo de drogas tem aumentado consideravelmente entre os norte-coreanos. Mascarados como medicamentos, vários tipos de drogas tem sido consumidos como "remédios alternativos", quase sempre com indicações dos próprios médicos. São usados principalmente nos tratamentos de coluna (mal que atinge a maioria da população) e de câncer.

A declaração mais comum, entre os entrevistados, foi estarem conscientes da decepção que sentem com o regime de Pyongyang, mesmo assim, nada podem fazer por medo da retaliação feita a qualquer um que demonstra a mínima insatisfação ou opinião diferente da que foi imposta. Como os intelectuais são considerados os piores inimigos do estado, a população se sujeita à alienação para não sofrer qualquer tipo de opressão. Mesmo guardando o verdadeiro sentimento, não revelam nem entre os familiares. O sentimento comum é sempre responder "está tudo bem" e nunca questionar. Ninguém acredita mais no governo nem mesmo entre as autoridades.

A decepção pode, mesmo, ser um começo. Este é momento mais propício para revelar a população norte-coreana a esperança encontrada no Senhor Jesus!

Peça ao Senhor que se revele ao povo norte-coreano!

Não esqueça de pedir pela vida do pastor Yousef Nadarkhani (condenado a morte pelo Irã por apostasia), pois o cristianismo é o tipo de amor que aumenta toda vez que dividimos!

Fonte: Daily NK