domingo, 4 de dezembro de 2011

Dia 4 – Kimjongilia: a flor e a mentira

Em comemoração ao 46º aniversário de Kim Jong Il, um botânico japonês criou uma flor hibrida que batizou de Kimjongilia em homenagem ao “Querido Líder”, de acordo com a filosofia Juche. A flor representa “sabedoria, amor, justiça e paz” e foi desenvolvida para florescer no mês em que se comemora o aniversário do ditador.

A partir desse exemplo, insano, de culto a pessoa do ditador que é imposta na Coreia do Norte, a cineasta N.C. Heikin, produziu um documentário denunciando as atrocidades que esse regime impõe à sociedade.

Através de relatos de sobreviventes dos campos de concentração, de alguns que chegaram até a passar a infância nas prisões, o documentário revela chocantes histórias que se tornaram comuns entre os norte-coreanos, como temporadas nas prisões por motivos irrisórios, fome devastadora e todo o tipo de repressão. Cada experiência é intercalada com propagandas controversas do governo norte-coreano, que monitora toda a ação de seu povo e traz uma severa retaliação a qualquer tipo de pensamento contrário.

O documentário já foi exibido em vários festivais de cinema pelo mundo, sendo muito bem recebido pelo público internacional. Tendo sido premiado como melhor documentário no Festival de Direitos Humanos e Democracia de Bruxelas em 2010.

Mesmo assim, em agosto do ano passado sua exibição foi cancelada na Coreia do Sul após o protesto da Confederação dos Sindicatos Coreanos, levantando a hipótese de que o documentário poderia atrapalhar as negociações comerciais inter-coreanas.


Peça a Deus para que o povo consiga VENCER O MEDO que a sangrenta ditadura da Coreia do Norte colocou sobre eles.

Ore ao Senhor pedindo para que a nação norte-coreana possa se UNIR contra a opressão do seu governo em direção a liberdade real vivida em Cristo.

Peça ao Senhor para proteger o povo norte-coreano e lhe dar a vitória.


Fonte: Kimjongilia