terça-feira, 6 de março de 2012

Dia 6 – A Coreia do Norte não está honrando o acordo feito com os EUA

A AIEA (Agencia Internacional de Energia Nuclear) queixou-se ontem, em uma coletiva com jornalistas em Viena, de que a Coreia do Norte não fez nenhum contato com a entidade para marcar o início das visitas dos monitores às instalações nucleares norte-coreanas. Semana passada, foi assinado um acordo entre EUA e Coreia do Norte sobre o auxílio alimentar que será feito pelos EUA em troca do regime de Pyongyang aceitar a visita de inspetores da AIEA em suas usinas nucleares. Além de cessar com os testes de mísseis e frear a corrida armamentista. Isso é um péssimo sinal, já que o país se prepara para a suntuosa comemoração de aniversário de 100 anos do nascimento de Kim Il Sung, a se realizar em 15 de abril. Esta data é chamada de Dia do Sol. Internamente, foram criadas comissões para estarem distribuindo presentes a toda a população.

Para o norte-coreano, o descontentamento está em alta, porque o governo não distribuiu os presentes tradicionalmente dados nas últimas comemorações, os aniversários de Kim Il Sung e Kim Jong Il. Por esse motivo, a criação das comissões parece ser uma tentativa de restaurar a confiança no regime. Uma fonte informou que há boatos de que o governo presenteará a população com aparelhos de DVD. No passado, nestes feriados, o governo fornecia alimentos, agasalhos e material escolar. Mas foi suspenso com a crise de 1990.

O que preocupa muitos observadores é o fato de que nesta época do ano se inicia uma temporada ruim da primavera, onde a luta pelo sustento ficará mais intensa, já que os preços dos alimentos estão subindo consideravelmente, pela escassez nas prateleiras. Um posicionamento arrogante para com os inspetores da AIEA poderá agravar o quadro tão massacrado da Coreia do Norte.

Fale ao Senhor sobre a necessidade do povo norte-coreano, interceda junto ao Senhor para que aja uma verdadeira abertura política no país e a fome comum a essa época não ocorra.

Peça pela interferência direta de nosso Deus e Pai na Coreia do Norte.

Ore ao Senhor para que os refugiados norte-coreanos que foram pegos na China não sejam devolvidos ao governo da Coreia do Norte porque, dessa vez, seriam mortos não apenas eles, mas todos seus familiares.

Clame a Deus por Justiça Divina na Coreia do Norte.

Fonte: Mok Yong Jae e Lee Seok Young para Daily NK