quinta-feira, 19 de abril de 2012

6º DIA - A IDEOLOGIA E O VAZIO ESPIRITUAL

Se alguém ensina falsas doutrinas e não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e com o ensino que é segundo a piedade, é orgulhoso e nada entende. I Timóteo 6. 3 e 4

Imagine-se nascendo e vivendo em um mundo ideal, com muita alegria e prosperidade, aprendendo que a realidade que está além das suas fronteiras é treva e morte.

A ideologia tem o poder de ludibriar as pessoas, e fazer o ideal virar realidade e a realidade uma farsa. A população norte-coreana vive sob uma forte e bem elaborada doutrina ideológica chamada Juche (autoconfiança), criada em 1948 pelo fundador do país, Kim Il Sung.

A ideologia Juche prega que a revolução socialista será feita pelas massas, sem a influência de nenhum outro poder externo, determinando a autossuficiência da nação e de seus indivíduos, que, através de seu trabalho e dedicação à causa socialista, construirão um mundo perfeito. Nessa ideologia puramente humanista, Deus está completamente fora de ação e não deve ter influência nenhuma sobre as ações dos norte-coreanos. Desde a infância, os norte-coreanos são ensinados que Deus e Jesus não existem e que todas as coisas foram criadas por seu “presidente eterno” Kim Il Sung, e que só ele é capaz de suprir todas as suas necessidades.

Há, portanto, no país um grande vácuo espiritual. Os norte-coreanos não são livres para crer no que quiserem, mas somente naquilo que o estado lhes ensina e recomenda. O governo norte-coreano também recomenda que os seus cidadãos sigam a tradicional religião Chundokyo, uma religião baseada na deidade Dankun, deus de quem provém o povo coreano, como creem.

Pedidos de oração

Glorifique a Deus porque, apesar de todo o discurso ideológico e anticristão do governo, milhares de norte-coreanos continuam servindo a Deus.

• Peça a Deus que guarde as mentes e corações dos cristãos para que não se desviem dos seus caminhos.

• Peça a Deus que mais cristãos norte-coreanos tenham acesso a Bíblias e materiais cristãos.

5º DIA - A ESTRUTURA POLÍTICA

Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões, e ações de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida pacífica e sossegada, com toda a piedade e dignidade. I Timóteo 2.1-2

Nos últimos 60 anos, a política de estado norte-coreana tem dificultado em grande proporção a pregação do evangelho e o crescimento da Igreja. Precisamos entender um pouco esse sistema para que possamos orar de modo mais eficaz. A Coreia do Norte é também um país unipartidário, cujo partido é a Frente Democrática de Reunificação da Pátria, uma coligação formada originalmente por três partidos: o Partido dos Trabalhadores (partido que governa o país) e outros dois menores, o Partido Social Democrata da Coreia e o Partido Chondoísta Chongu.

Assim como na maioria dos países comunistas, estado e religião estão completamente separados e o militarismo é uma das bases de governo. A estrutura política da Coreia do Norte é composta basicamente por três cargos chave, sendo eles: Chefe do Comitê de Defesa Nacional (responsável pela organização militar do país), o mais alto cargo do país, correspondente ao de presidente; Primeiro-ministro, responsável pela política econômica doméstica e pela indicação de outros ministros; e o presidente da Assembleia Popular Suprema, órgão legislativo do país, responsável pelas relações internacionais e pela escolha dos ministros.

Embora saibamos que o regime norte-coreano e seus líderes não têm sido favoráveis à Igreja de Cristo, também acreditamos na incontestável soberania de Deus sobre todas as coisas, inclusive sobre a política; e a Bíblia nos orienta a orar pelos governantes. Oremos, então, pelos líderes da Coreia do Norte e para que suas ações não prejudiquem nossos irmãos na fé.

Pedidos de oração

• Agradeça a Deus por sua soberania e controle, mesmo sobre os governos mais hostis aos seus filhos e à pregação de sua Palavra.

• A “velha guarda” dos militares que governam o país está morrendo. peça a Deus para que os novos comandantes sejam mais tolerantes e trabalhem para o bem da sociedade.

• Ore para que os lideres norte-coreanos possam conhecer o amor de Deus e se render aos pés da cruz de Cristo.