segunda-feira, 23 de abril de 2012

9º DIA - AS RELAÇÕES DA COREIA DO NORTE COM O MUNDO


Exultem e cantem de alegria as nações, pois governas os povos com justiça e guias as nações na terra. Salmo 67.4

Durante boa parte de sua história, as relações da Coreia do Norte se deram basicamente com a URSS (União Soviética) e outros países comunistas, como a China. Atualmente a China é o maior parceiro comercial e político da Coreia do Norte, mas suas relações com o restante do mundo são bastante discretas. O segundo maior parceiro comercial do país era a Coreia do Sul, mas devido às tensões militares entre ambos os países em 2010 os sul-coreanos resolveram cortar as relações, exceto os investimentos no parque industrial de Kaesong.
Em 2001 a Coreia do Norte estabeleceu laços diplomáticos com o Canadá e em 2002 manteve conversações com os Estados Unidos, mas o governo norte-coreano admite ter um programa nuclear em andamento, o que dificulta ainda mais suas relações com estas nações. No dia 11 de março de 2011, Brasil e Coreia do Norte celebraram 10 anos de relações diplomáticas, já que desde 2009 os dois países têm fechado acordos de cooperação econômica e técnica. A embaixada norte-coreana foi estabelecida em Brasília há 6 anos.

Pedidos de oração

• Glorifique a Deus pela abertura da Coreia do Norte para outros países nos últimos anos.
• Interceda para que haja cada vez mais abertura política e econômica da Coreia do Norte com outros países.
• Ore para que, através das relações diplomáticas entre Brasil e Coreia do Norte, cristãos brasileiros possam falar do amor de Deus aos norte-coreanos.