terça-feira, 24 de abril de 2012

10º DIA - POR DENTRO DA COREIA DO NORTE: A SAÚDE


Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças; contudo nós o consideramos castigado por Deus, por Deus atingido e afligido. Isaías 53.4

Um dos maiores problemas enfrentados pelas populações de países pobres é o da saúde. No caso da isolada Coreia do Norte isso não é diferente. De acordo com a Anistia Internacional, a maioria dos hospitais do país funciona em situações precárias. A desnutrição e a falta de saneamento básico são alguns dos fatores que mais contribuem para as doenças e epidemias no país.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o país gasta cerca de 1 dólar por pessoa a cada ano na área da saúde. Essa informação foi obtida através de entrevistas com pacientes e profissionais da saúde que fugiram do país nos últimos anos. As doenças mais comuns são tuberculose, hepatite e malária, mas milhares sofrem com tifoide e cólera. Além disso, o serviço médico não é gratuito conforme o governo divulga ao mundo. Os cidadãos norte-coreanos têm de pagar por suas consultas e medicamentos.
Devido à sua política de isolamento e às tensões políticas, a Coreia do Norte não aceita apoio humanitário dos Estados Unidos desde 2009.

Pedidos de oração

• Louve a Deus pela ajuda que o país tem recebido em medicamentos e suprimentos hospitalares.
• Ore para que haja melhorias no sistema médico norte-coreano e por um tratamento mais digno para a população.
• Interceda pela saúde da população norte-coreana, cuja expectativa de vida caiu na últimas décadas.
• Peça a Deus para que o povo norte-coreano venha a conhecer o Único que é capaz de curar: Jesus Cristo.