quinta-feira, 26 de abril de 2012

12º DIA - POR DENTRO DA COREIA DO NORTE: O TRABALHO


Eu os enviei para colherem o que vocês não cultivaram. Outros realizaram o trabalho árduo, e vocês vieram a usufruir do trabalho deles. João 4.38

Oficialmente, a carga horária de trabalho dos coreanos é das 9h às 18h de segunda a sábado; para estrangeiros, essa carga pode ser menor. Apesar de investir na indústria pesada e na venda de armas, as oportunidades de trabalho na Coreia do Norte são escassas. Com o colapso do racionamento de alimentos administrado pelo governo e a perda, em grande escala, do emprego por causa do fechamento de fábricas e outras empresas estatais na década de 1990, muitos nortecoreanos sofreram imensas privações e lutam para sobreviver.
Nos últimos anos, muitas ONGs estão entrando no país com o intuito de ajudar as populações mais pobres a terem um auto-sustento através da agricultura. Muitos dos colaboradores dessas ONGs são cristãos e vivem no país.
Segundo o embaixador norte-coreano, é no campo da agricultura que as ações do Brasil e da Coreia revelam uma ampla perspectiva. Em outubro do ano passado, uma delegação brasileira chefiada pela conselheira Cynthia Bugané visitou seu país para discutir o aprofundamento da cooperação na área da agricultura. A convite da Embrapa, técnicos agrícolas norte-coreanos visitaram o Brasil, interessados especialmente no desenvolvimento de experiências no cultivo da soja.

Pedidos de oração

• Agradeça a Deus pelas ONGs que têm trabalhado no país, muitas delas cristãs, que de alguma forma estão demonstrando o Seu amor.
• Peça a Deus que as relações diplomáticas entre Brasil e Coreia do Norte sirvam para diminuir a pobreza no país asiático.
• Ore por mais abertura econômica e pela geração de mais empregos no país.