sábado, 28 de abril de 2012

14º DIA - POR DENTRO DA COREIA DO NORTE: OS ESPORTES


Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé. 2 Timóteo 4.7

O festival Arirang é o evento esportivo mais conhecido da Coreia do Norte, celebrado todos os anos no dia 15 de abril, em comemoração ao aniversário de Kim Il Sung. O evento de ginástica artística é muito utilizado como propaganda política pelo Partido dos Trabalhadores da Coreia do Norte.
A Coreia do Norte conquistou uma medalha olímpica pela primeira vez em Munique -1972. Naquela competição foram três medalhas de bronze, uma de prata e uma de ouro para Li Ho-jun, no tiro de carabina deitado, que estabeleceu na época novo recorde mundial e olímpico. O golfe é outra atividade esportiva praticada na Coreia do Norte. Estimase que haja até 181 campos de golfe no país. Considerado um jogo de elite, sua familiaridade está restrita às classes superiores da sociedade norte-coreana.
Entre os esportes mais populares do país estão o futebol (masculino e feminino) e o tae-kwon-do, tradicional arte marcial coreana. A Coreia do Norte teve uma ótima participação na Copa do Mundo FIFA de 1966, quando chegou às quartas de final, mas foi eliminada por Portugal. Na Copa de 2010 na África do Sul, o país estreou contra a seleção brasileira perdendo por 2 a 1. Nessa edição, os norte-coreanos não passaram da primeira fase.

Pedidos de oração

• Glorifique a Deus porque, através dos esportes, os norte-coreanos têm tido a oportunidade de sair do país e conhecer outras realidades.
• Peça a Deus que, através do futebol, missionários brasileiros e de outros países possam entrar no país e compartilhar sua fé.
• Ore para que os atletas norte-coreanos conheçam a Cristo e possam testemunhar de seu amor a outros.