terça-feira, 8 de maio de 2012

24º DIA - O CRISTIANISMO NA COREIA DO NORTE: A PERSEGUIÇÃO


De fato, todos os que desejam viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos. 2 Timóteo 3.12

No século 19, os primeiros cristãos da Coreia sofreram dura perseguição, até o cristianismo estabelecer suas bases no país. Já no século 20, quando o Japão invadiu a Coreia, em 1910, os cristãos também sofreram discriminação e perseguição, sobretudo por se recusarem a participar do culto xintoísta obrigatório. Às escolas cristãs impunha-se o que se devia ou não ensinar e líderes cristãos foram presos nesse período. A Igreja foi, por diversas vezes, identificada a movimentos de independência, sofrendo, por isso, constantes ataques das autoridades japonesas, incluindo até a queima de três igrejas locais, com os membros ainda dentro dos templos.
Os japoneses alegavam que o culto xintoísta era uma cerimônia nacional, mas nem todos os cristãos concordavam com essa afirmação, de modo que alguns perderam seus empregos ou foram enviados para a prisão por sua recusa em participar. Apesar disso, esse foi um período de grande avivamento para a Igreja coreana.
Após a divisão, a Igreja passou a ser duramente rejeitada e perseguida no norte do país, associada muitas vezes à política neocolonialista dos EUA e considerada uma ameaça ao regime comunista. Oficialmente há liberdade religiosa no país, pois sua constituição “garante” isso, mas na prática, a Igreja norte-coreana é considerada a que mais sofre perseguição no mundo atual.

Pedidos de Oração

Louve a Deus porque mesmo após seis décadas de ditadura comunista, a Igreja norte-coreana tem perseverado na fé.
• Peça a Deus que fortaleça pastores e líderes a permanecerem firmes no propósito de servi-lo.
• Ore por mais liberdade religiosa no país.