segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Dia 5 – Uma boa notícia para operários norte-coreanos


Em meio à crise, uma notícia trouxe um refrigério para muitos norte-coreanos. Foi acertado um aumento de 5% no salário mínimo para os operários que trabalham no complexo industrial de Kaesong. Apesar de parecer pouco, este aumento é bastante significativo para quem vive na dura realidade da Coreia do Norte. Lá, o salário mínimo mensal é de U$ 67 (cerca de R$ 136). O verdadeiro salário mínimo pago pelas empresas da Coréia do Sul para esses operários é de U$ 300 (ou R$ 600), grande parte desse pagamento é retida pelo governo norte-coreano.
O complexo industrial de Kaesong é muito lucrativo para as empresas sul-coreanas pela mão-de-obra oferecida pela Coréia do Norte que é barata e eficiente. Também é bom para população local que ao menos está ganhando algo, mesmo que muito pouco, por causa dos impostos.
Fundada há 10 anos, o complexo industrial de Kaesong, está situado num distrito desmilitarizado no lado norte-coreano da fronteira. Onde abriga várias empresas sul-coreanas que construíram suas fábricas lá por incentivo do Ministério para a Unificação Coreana, para incentivar economicamente esse processo. Kaesong é o único local da Coreia do Norte que é abastecido com energia elétrica da vizinha Coreia do Sul. Mesmo com o rompimento das relações entre os dois países, devido o incidente com o navio Cheonan e o ataque a ilha de Yeongpyeong, as atividades comerciais na região industrial não foram paralisadas.


Ore para que mais iniciativas como essa de Kaesong aconteçam entre as Coréias.

Peça ao Senhor para que as Coréias se reunifiquem.

Ore pela libertação em Cristo Jesus da Coréia do Norte.

Ore pela segurança dos cristãos norte-coreanos.


Fonte: Park Seong Guk para DailyNK