terça-feira, 4 de setembro de 2012

Dia 4 – Tufão piora a situação da Coreia do Norte


A Coreia do Norte declarou que o tufão Bolevan, um ciclone tropical que passou pela península no final de semana passado, matou 48 pessoas e deixou mais de 21 mil desabrigados. O tufão ainda fez mais de 50 feridos e destruiu milhares de hectares férteis.
A situação do país é tão crítica que o governo norte-coreano, pediu em caráter de urgência, para que a comunidade internacional ajudasse com alimento. A distribuição já estava precária devido as fortes chuvas que arrasaram o país em meados deste ano. Para reforçar o pedido, a Coreia do Norte tomou uma atitude incomum, liberando imagens das áreas alagadas, mostrando casas submersas e fazendas destruídas pelas inundações. A devastação causada pelas chuvas deixou cerca de 180 mortos e mais de 20 mil desabrigados, fora os catastróficos danos deixados na distribuição interna de alimento.
O Programa Mundial de Alimentos da ONU considerou o pedido como urgente e organizou uma ajuda alimentar de emergência que será entregue nos próximos dias.
Funcionários de grupos humanitários que atuam dentro da Coreia do Norte descreveram a situação como grave, a desnutrição está em grande escala. Em um acordo feito no início deste ano, os Estados Unidos havia se proposto a enviar uma ajuda alimentar para o país, porém, foi desfeita em protesto ao lançamento de um foguete por parte daquela nação no valor 450 milhões de dólares, o que poderia alimentar milhares de pessoas no país. O lançamento foi um fracasso e a ajuda, igualmente, foi perdida.
Agora com a terra já encharcada pelas inundações e uma fraca infra-instrutura que não pode lidar com um desastre em grande escala, a situação da Coreia do Norte está se tornando catastrófica.

Peça ao Senhor que transforme "a maldição em bênção", fazendo com que essa necessidade se torne uma oportunidade da interferência de ministérios cristãos de assistência social em território norte-coreano.
Peça ao Senhor que esta catástrofe crie uma abertura política esclarecedora para o país.
Peça para que o esse sofrimento seja uma oportunidade de união das duas Coreias.
Peça ao Senhor pela libertação da Coreia do Norte.