quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Dia 4 – Vergonhosa hierarquia econômica da Coreia do Norte

Há poucos dias o governo norte-coreano anunciou uma nova reforma econômica.
O novo plano promete uma melhora na qualidade de vida da população. Entretanto, já se sabe, na prática, que nenhuma mudança real vai acontecer.

O país continua com a economia alicerçada em três níveis distintos: o partido, os militares e a população.
O primeiro nível que é composto por empresas de mineração e indústrias, está sobre o controle do partido. Enquanto estava vivo, Kim Jong Il dominava este setor, o que fez com que ele acumulasse uma gigantesca fortuna pessoal.
O segundo nível, o militar, lucra com a indústria bélica, a indústria de construção e das usinas de energia.
Por fim, no último nível está o povo em geral, composto de trabalhadores e agricultores que mal conseguem sobreviver nesta economia desigual e injusta.

Este modelo, único no mundo, criado no período de Kim Jong Il, e baseado unicamente na ganância pelo poder. É sustentado até hoje pela imposição de um sistema opressor baseado no culto a personalidade da família Kim.

Com as recentes catástrofes naturais, a previsão de futuro para os norte-coreanos pode ser desastrosa. O país já provou que não possui recursos para garantir o sustento de sua população.

Apenas o primeiro nível parece não estar sentindo os efeitos da crise.
O atual ditador, Kim Jong Un, tem tentado demonstrar que internamente, tudo está sob controle e debaixo de sua tutela. Kim Jon Un desfila com sua jovem esposa em exibições públicas fúteis como, um passeio numa moderna montanha russa instalada na capital – obviamente, apenas freqüentada pela elite nacional – e em inaugurações de parques, monumentos e eventos do partido.

Enquanto isso, a população, sem comida, energia ou aquecimento, desfalece de fome e frio, no escuro.

Os sinais de descontentamento da população têm sido cada vez mais visíveis com um número ainda maior de pessoas atravessando a fronteira em fuga.

Ore para que Deus interfira diretamente na Coréia do Norte trazendo justiça e salvação em Cristo Jesus para toda a população.
Ore por proteção aos cristãos secretos naquele país.
Ore para que Deus possa se revelar separadamente a muitas pessoas na Coréia do Norte.   


Fonte: John Cha (autor do livro “Exit Emperor Kim Jong Il”) para DailyNK