domingo, 4 de novembro de 2012

Dia 3 – Gangnam Style versão Coréia Norte


O bairro mais sofisticado de Seul, Gangnam que se tornou mundialmente conhecido através do sucesso da música do rapper sul-coreano Psy, poderia ter inspirado, de alguma forma, sua vizinha Coréia do Norte. O recém inaugurado complexo residencial no bairro Mansudae, chama a atenção dos turistas pela sofisticação e imponência. O complexo de apartamentos de luxo, um moderno supermercado forrado de produtos importados, comercializados em dólar ou outras moedas estrangeiras, juntamente com um parque temático, não seria nenhuma novidade em qualquer outro lugar. Entretanto, Mansudae fica na área central de Pyongyang, a capital do regime mais fechado do planeta.
O novo bairro tem como objetivo abrigar altos funcionários do governo que receberam gratuitamente a moradia. Cada cômodo chega a ter em média 150 metros quadrados, gigantes em comparação as minúsculas residências do restante da população. Visitando um dos apartamentos as fotos revelam uma sala de estar, onde a decoração indica o quão privilegiados são os moradores. Na parede, se encontra uma série de quadros com os ditadores da dinastia Kim, porque a quantidade demonstra seu status social. Já no outro lado da sala, uma grande TV de plasma completa a decoração. Nos quartos, as crianças brincam nos computadores.
No supermercado high-tec, a sensação é de se estar em Tóquio, devido à quantidade e variedade de produtos japoneses. Uma cena impossível para o restante da Coreia do Norte. Em anexo, há um café e um restaurante altamente apreciados pelos moradores. Uma loja de departamentos completa o sofisticado centro comercial. A loja mais freqüentada é a de brinquedos. Em frente das duas gigantescas estátuas de bronze dos antigos ditadores Kim Il Sung e Kim Jung Il, que fica em frente do novo bairro, as crianças brincam com patins, que é um dos produtos mais vendidos.
Junto aos prédios de apartamentos e ao mercado, há uma área de lazer que inclui um aquário de golfinhos, um parque de diversão temático, uma piscina e um mini-campo de golfe. Neste lugar pouquíssimas famílias de privilegiados desfrutam de um alto padrão de vida totalmente alheios ao que está acontecendo em outros locais do país.
Os funcionários do partido que foram escolhidos para morarem nos luxuosos apartamentos de Mansudae, recebem uma ração diária de 700 gramas de alimento, enquanto o restante da população recebe apenas 300 gramas, o que não é suficiente. Frequentemente se ouve relatos de outras áreas da cidade, que não ficam nem ao menos perto desse incrível bairro, onde pais são obrigados a abandonar seus filhos para não ter que vê-los morrer de fome. Enquanto velhos, mulheres e doentes simplesmente perecem sem nenhum auxílio.
Tristemente, estes funcionários escolhidos para viver em Mansudae parecem viver em um outro mundo dentro da “Grande Prisão” que é a realidade norte-coreana. Nesta “prisão”, a escassez crônica de alimento está atingindo 16 milhões dos 24,1 milhões de norte-coreanos, de acordo com o último relatório da ONU.
Na verdade, o Mansudae Style, se deve a uma nova proposta do governo de mudar a desgastada imagem do regime norte-coreano no mundo e garantir a fidelidade cega do seu staff. Resta ao resto do planeta imaginar aonde vai dar tudo isso.

Ore pela libertação espiritual da Coréia do Norte.
Ore para que Deus abra o entendimento do povo norte-coreano e ele compreenda o abuso que o governo tem exercido.
Ore pela proteção da igreja perseguida na Coréia do Norte.
Ore para que Jesus seja o Senhor da Coréia do Norte.


Fonte: Kyodo News