segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Dia 3 – Falso repatriamento para norte-coreanos


Desde setembro, quando a mídia norte-coreana divulgou uma coletiva de imprensa mostrando um casal que retornou para a Coreia do Norte depois de terem fugido há quatro anos para a Coreia do Sul, muito se tem investigado sobre qual o real motivo deste retorno. Na coletiva, o casal se mostrou decepcionado com a vida sul-coreana preferindo voltar e “viver” novamente no aconchego de seu lar, sob o regime de Pyongyang. Mesmo fazendo muito alarde sobre o assunto, a agência de propaganda do governo norte-coreano não conseguiu impressionar muito e não tardou para que a farsa fosse revelada. Koh Jong Nam, a mulher que foi repatriada juntamente com seu marido, é na verdade uma agente da Agência Nacional de Segurança. Ela foi denunciada por algumas pessoas que vivem na Coreia do Sul, inclusive sua própria irmã. Na denúncia, foi confirmada que Jong Nam já havia sido repatriada antes, mas ao invés de passar um tempo no campo de trabalhos forçados, ela foi libertada. Sua irmã confirmou que ela e seu marido viviam muito bem em território sul-coreano, mas inexplicavelmente, retornaram para Pyongyang.
Não é a primeira vez que o governo norte-coreano faz uma propaganda de falso repatriamento para seus cidadãos. Em junho, uma senhora chamada Park In Sook também foi apresentada à imprensa como uma desertora arrependida, que preferiu voltar para a Coreia do Norte, largando a “dura” vida que tinha no Sul.
De acordo com algumas fontes, a senhora Park havia se adaptado muito bem à nova vida no Sul, porém, ela ficou sabendo que seu filho, um privilegiado professor em Pyongyang, havia sido preso com sua família e levado para um campo de concentração, como penalidade por sua mãe ter fugido.
O apelo desta infame propaganda foi o mesmo feito pelo casal, três meses depois, de que o preconceito e a discriminação ao norte-coreano patriado na Coreia do Sul é tão grande que é preferível voltar e viver como estava no Norte.
Para alguns analistas, o governo norte-coreano não deveria gastar tempo ou dinheiro neste tipo de propaganda banal e se preocupar mais com os problemas internos que possui como a escassa distribuição de alimento à população. Para aqueles que fugiram recentemente e conseguiram a cidadania sul-coreana, este tipo de propaganda é um fracasso, já que grande parte da população tem acesso aos filmes e programas da Coreia do Sul que mostram a enorme diferença do tipo de vida entre as duas nações. Obviamente, retornar seria quase um suicídio.

Ore ao Senhor pedindo que toda essa farsa cometida pelo governo norte-coreano acabe.
Ore para que Jesus abra os olhos do povo norte-coreano.
Ore para que Jesus se torne o Senhor da Coréia do Norte.
Ore pela proteção da igreja perseguida norte-coreana e pelos inocentes de lá.

  
Fonte: DailyNK