domingo, 9 de dezembro de 2012

Dia 7 – A história do filho de um espião da Coreia do Norte


Park Sang Hak, é filho de um ex-espião norte-coreano. Como tal, foi educado nas melhores escolas de Pyongyang. Desde cedo aprendeu a reverenciar Kim Il Sung como se fosse um deus. Morava em um espaçoso apartamento com banheiro no estilo ocidental, apenas um a cada mil norte-coreanos já entraram em um desses. Na escola, aprendeu que os EUA era o pior inimigo de seu povo. Na adolescência, recebeu treinamento militar, com exercícios de tiro ao alvo, que sempre aconteciam em um boneco com aparência caucasiana e usando um uniforme de soldado norte-americano. Seu pai dirigia um Mercedez-Benz e ele possuía uma moto Honda, um privilégio raríssimo para um norte-coreano. Estudou na faculdade de tecnologia da informação, curso que não era feito com o uso da internet que é proibida no país. Numa primavera, ainda jovem, chegou a trabalhar nos campos de arroz, onde viu pessoas miseráveis, morrendo de fome, mas preferiu a omissão ao invés de questionar e acabar perdendo as regalias em que vivia. Quando se formou, foi trabalhar no cobiçado escritório do Ministério de Propaganda, onde montava livros didáticos e canções patrióticas.
Mas, de repente, em apenas um dia tudo mudou. Seu pai que estava em Hong Kong, enviou um recado urgente pedindo para que sua família fugisse para a China o mais rápido possível. Com o dinheiro que tinham, ele, sua mãe, uma irmã e um irmão menor atravessaram a fronteira subornando um guarda. Do outro lado um carro os esperava. Em poucos dias de ansiedade, porém, eles já estavam na Coreia do Sul.
Pelo fato do pai ser um ex-agente da Agência de Segurança Nacional, a família ficou em observação algum tempo até receber uma nova moradia e começar a construir uma nova vida em Seul. O primeiro choque para os novos refugiados foi constatar que os sul-coreanos eram os mesmos. A única diferença era que no Sul eles possuíam liberdade de pensamento, tinham o que comer e até chegavam a prosperar, enquanto no Norte, o mesmo povo, sofria lavagem cerebral e literalmente morria de fome. Esta constatação fez com que Park Sang Hak iniciasse uma ação para abrir os olhos de seus compatriotas. Ele envia balões contendo folhetos, CDs ou livros denunciando as atrocidades do regime de Pyongyang. Estes balões são, geralmente, lançados de algum ponto da Coreia do Sul próximo à fronteira com o Norte. Já foram lançados mais de 2 milhões de balões. Sua iniciativa foi tão interessante que algumas agências evangélicas resolveram aderir e hoje são enviados além de tudo, Bíblias!
Atualmente, Park Sang Hak tem intensificado suas atividades como ativista pelos direitos humanos do povo norte-coreano, tanto que descobriu-se que ele esteve sob ameaça de morte. Por ocasião do assassinato do missionário Kim Chan Hwan, citado em nosso motivo de oração ontem.


Ore pela proteção de todos aqueles que se dedicam pela libertação da Coréia do Norte.
Ore para que Deus esteja abrindo os olhos dos norte-coreanos e que os balões cheguem ao seu destino.
Ore para que Deus mande mais pessoas em favor da Coreia do Norte.
Ore ao Senhor pela salvação em Cristo Jesus da península norte-coreana.
Ore pela a ajuda e proteção de Deus sobre os cristãos norte-coreanos e, também, dos inocentes do país.